"As histórias formam o gosto pela leitura, por isso, quando a criança aprende a gostar de ouvir histórias contadas ou lidas, vai adquirir o impulso inicial que mais tarde a atrairá para a leitura.” Pedro Strecht
É pela mão do oral, em primeiro lugar, e pela mão das histórias infantis, simultaneamente, que a criança entra no mundo mágico do ler, do escrever, enfim no mundo dos livros.
A literatura para a infância nem sempre foi um conceito autónomo. Há muito pouco tempo que se escreve especificamente para elas e a pensar nelas. As histórias desempenham um papel importantíssimo, o papel de transportar as crianças à aprendizagem da leitura e da escrita. Simultaneamente desenvolvem o seu imaginário criativo, ligando-o à realidade e fazendo a ponte entre eles, possibilitando à criança, crescer, adquirir regras e valores sociais, emocionais e até a combater os seus medos e anseios.
A literatura infantil contribui de forma inequivoca para o desenvolvimento harmonioso da criança, ajuda-a a entender o real e a criar e recriar o imaginário, sendo o papel dos pais e professores, neste processo, um papel importantíssimo, de forma a facultar livros adequados às crianças e a acompanhá-las neste percurso.
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