A minha opinião
Desta vez, resolvi fazer um apanhado de três livros que li ultimamente porque pertencem a uma série e porque os li quase de seguida. A série é composta por quatro livros, mas o ultimo ainda não foi publicado em Portugal.
São romances de época, passados no final do sec. XIX, início do sec. XX. Retratam a vida amorosa dos jovens da época, as regras da sociedade em que estão inseridos e os "desvios" e rebeldias em relação aos protocolos e às normas de etiqueta em vigor.
São livros que se leem facilmente com uma escrita clara e acessível ao leitor. Apresentam-nos um intricado de relações e peripécias por vezes muito estranhas aos nossos olhos, mas que retratam fielmente o tempo e o lugar que descrevem. Senti-me abismada com a mesquinhez e falta de amor-próprio de algumas das "damas" da altura, com o materialismo evidenciado e com a falta de princípios demonstrada por outras. O que importava era a posição, o que mostravam aos outros e o que pensavam delas, além de valer tudo para alcançar uma posição de destaque. Surpreendeu-me e agradou-me o facto de que nestes livros nem tudo acaba num "mar de rosas", emprestando desta forma um cunho mais realista às estórias.
Posso dizer que foi uma leitura mediana, nada de transcendente, que me satisfez mas não me encantou grandemente. São, no meu ponto de vista, livros que se leem uma vez, divertem-nos, ensinam-nos ou recordam-nos partes da evolução da sociedade, mas é tudo. Aquela marca indelével que perdura, aqui não a encontrei.
Tenciono ler o quarto livro, por curiosidade e porque não dei o tempo por perdido, mas estava à espera de melhor, sou sincera!
Olá
ResponderEliminarVou agora começar a ler Rebeldes! Estou ansiosa!
Boas leituras**
Olá,
ResponderEliminarestou a meio do primeiro e realmente estou a concordar contigo. É uma leitura acessível, simples de ler, mas que depois de uma Philippa Gregory acaba por não ser igual.
Beijinhos e boas leituras**