SINOPSE: "No reinado do último imperador da China, uma criada casa com um homem humilde. Juntos dão início a uma família e encetam uma viagem épica, envolvente e inesquecível.
O-lan é uma criada na maior casa da aldeia. Quando casa com Wang Lung, um humilde agricultor, labuta arduamente ao longo de quatro gravidezes pela sobrevivência da sua família. Ao princípio, as recompensas são poucas, mas o trabalho é fonte de esperança e há sustento na terra. Até a fome chegar e mudar a vida de todos.
Obrigada a fugir ou a morrer de inanição, a família chega à grande cidade do Sul, juntando-se a milhares de outros camponeses que mendigam pelas ruas. Tudo parece perdido, até que a boa sorte e a determinação de O-lan conjuram-se para os levar de volta a casa com uma riqueza inimaginável."
A minha opinião
É o primeiro livro que leio desta autora, Pearl S. Buck, que se tornou a primeira norte-americana e uma entre as poucas mulheres a ser galardoada com o Nobel da Literatura. Este livro, publicado em 1931 ganhou o Prémio Pulitzer e a Howells Medal e tornou-se um dos livros mais vendidos.
Através da história, singela e bem escrita, de uma família de agricultores da China, a autora conduz-nos pelas imensas adversidades da vida, pela cultura e sociedade da época, pelo analfabetismo das populações na altura, pelo papel de mera procriadora da mulher chinesa e pelo imenso amor à terra bem vincado nos sentimentos da personagem principal deste livro, Wang Lung. A leitura é simplesmente compulsiva, não há tempo para respirar e, cada vez que se vira uma página, mais embrenhados ficamos na leitura, mais difícil se torna deixá-la. É um livro magnífico que nos transporta para o seu interior, nos ensina e relembra a importância da família, dos valores, tradições, cultura, respeito e sabedoria, que são intemporais e que refletem o viver deste povo tão especial e tão único. Escrito há mais de 80 anos, de forma clara e fluída, mantém-se atual e não apresenta dificuldades na leitura, é acessível a qualquer pessoa. Talvez sejam estes alguns dos pontos que o tornam tão bom.
Uma autora impar que irei ler novamente, se dúvida alguma!
Sem comentários:
Enviar um comentário