Nasceu em Torres Novas a 6 de Outubro de 1893, com o nome de Maria da Conceição Vassalo e Silva da Cunha Lamas, e faleceu em Lisboa a 6 de Dezembro de 1983.
Estreou-se no jornalismo, dirigindo ou colaborando em secções infantis de alguns jornais, sob o pseudónimo de Rosa Silvestre.
Na literatura, publicou em 1923 o seu primeiro livro de poesia - "Humildes".
Lutou pelos direitos das mulheres, o que lhe trouxe conflitos com as autoridades do país, sendo presa diversas vezes pela PIDE.
Em 1935 aderiu à Associação Feminina para a Paz. Tornou-se membro do MUD juvenil (associação política para jovens). Em 1946 foi eleita presidente do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, encerrado no ano seguinte; foi eleita para o Conselho Mundial da Paz em 1954. Esteve exilada em Paris por motivos políticos entre 1962 e 1969.
Após o 25 de Abril de 1974 regressou à direcção do suplemento "Modas e Bordados", na altura já transformado em revista independente do jornal "O Século". Quatro anos mais tarde foi dirigir a revista "Mulheres", cargo em que se manteve até à morte, aos noventa anos.
(guida.querido.net)
Sem comentários:
Enviar um comentário