SINOPSE: "Este volume da Enciclopédia da Estória Universal, entre várias citações, curiosidades, mitos e anedotas orientais, inclui ainda entradas sobre monges que vivem pendurados em enormes prateleiras de livros e que nunca tocam no chão; diz-nos que Alice no País das Maravilhas nasceu de uma enxaqueca; conta história do sultão Osman III, que abominava música e mulheres; e narra episódios da vida de Umt Arslan, o governador otomano que tinha fama de comer leões. Num tom, por vezes solene, outras irónico, mas sempre lúdico, esta enciclopédia revela-nos toda a História que a História esqueceu e ignorou."
A minha opinião
Quando abri este livro não estava à espera da forma original como está escrito, até porque não li a primeira Enciclopédia da Estória Universal. Gostei muito desta apresentação diferente e bastante criativa.
Como qualquer enciclopédia que se preze, está organizada por ordem alfabética e oferece-nos um conjunto de entradas/estórias que nos prendem do princípio ao fim da leitura, deixando um sabor a pouco quando viramos a última página do livro.
Cada entrada, cada estória é contada de forma muito inteligente, muito crítica e carregada de humor e/ou ironia, que me parecem bem típicos da escrita de Afonso Cruz após leitura de algumas obras suas. Ele brinca com as palavras, com os acontecimentos, faz a sua leitura e transmite essa leitura de forma tão magistral que por vezes é-nos difícil distinguir se ela é real ou apenas fruto da imaginação colossal do autor.
Numa escrita fluída, nada complicada, Afonso Cruz conduz-nos pela história, por curiosidades, leva-nos em viagens imaginárias, apresenta-nos figuras históricas com quem fala, tocando-nos profundamente, surpreendendo-nos e divertindo-nos simultaneamente. Não é qualquer autor que com a sua escrita consegue este feito! O autor que o consegue é aquele que é realmente completo, é aquele que é realmente fantástico!
Recomendo esta obra e vou procurar outras deste autor, pois ando verdadeiramente curiosa.
Bem agora ainda fiquei mais curiosa, do autor li "Os Livros que Mataram o Meu Pai" e adorei!!!!!
ResponderEliminar"Os livros que devoraram o meu pai" Angelina! lol
EliminarÉ um escritor fantástico, descobri há pouco tempo. Vou começar a comprar os seus livros agora e acho que já vou atrasada!!