SINOPSE: ""Uma reconstituição delicada, serena e escrupulosa." (The Guardian) "Estou com medo. Com medo de poder cair e não conseguir parar. Com medo de nunca vir a fazer amor com uma rapariga. Com medo de ser cobarde. Com medo de estarmos encurralados. Com medo de podermos ser apanhados. Com medo de que seja o meu fantasma que ali está parado, à minha espera ao fundo das escadas. Que seja só isto - tudo o que resta da minha vida." Peter van Pels e a família estão escondidos com os Franks, e Peter vê tudo com um olhar diferente. Como será ser-se obrigado a viver com Anne Frank? Odiá-la e depois dar por si apaixonado por ela? Saber que é tema do seu diário dia após dia? Como será ficar sentado à espera, olhar por uma janela enquanto outros morrem e desejar estar a combater? O diário de Anne termina a 4 de Agosto de 1944, mas, nesta história imaginada, a experiência de Peter continua para além da traição e chega aos campos de extermínio nazis. "Está aí alguém?", pergunta ele. "Está alguém a ouvir?" Nós devíamos estar."
A minha opinião
Uma leitura muito interessante e que complementa “O diário de Anne Frank” ou vice-versa.
Conta-nos a história de Peter que partilhou o refúgio de guerra com a família de Anne durante cerca de dois anos, até serem denunciados. Numa primeira parte conta-nos a vida no refúgio e numa segunda os horrores do campo de concentração para onde Peter foi levado.
Fala-nos da crueldade da 2ª guerra em relação aos Judeus, de uma história que não deve ser esquecida, de uma história que deve passar de gerações em gerações para que não se repita nunca mais!
Fala-nos da juventude, da esperança, do amar e ser amado, da coragem, de ilusões, dos medos, terrores e revolta e, por incrível que pareça até nos fala do futuro e dos sonhos destes jovens que, apesar das condições tão adversas e do seu futuro tão negro nunca desistiram de ter fé e acreditar num amanhã diferente.
Prova-nos que o ser humano vive de esperas e de esperanças, vive de sonhos e de fé.
Uma ideia bem construída e plenamente conseguida.
Um livro que recomendo! 4****
Um livro que recomendo! 4****
Sem comentários:
Enviar um comentário