SINOPSE: "Romance feito de diversas histórias que se desenvolvem ao longo dos anos em dois cenários simultâneos - o bairro de la Mangachería, na cidade de Piura, e Santa Maria de Nieva, uma feitoria e missão religiosa perdida na Amazónia -, é na Casa Verde - espaço de tentação e sedução - que a trama atinge o seu expoente.
A génese deste romance deu origem ao pequeno texto História Secreta de Um Romance, do mesmo autor."
A génese deste romance deu origem ao pequeno texto História Secreta de Um Romance, do mesmo autor."
A minha opinião
Comecei a ler este livro há dias atrás e não foi uma leitura fácil por diversas razões. Primeiro, porque foi o meu contacto inicial com o trabalho deste autor; segundo, porque Llosa tem uma forma de escrever muito complexa e intrincada; terceiro, porque as histórias dentro da história sem ordem cronológica e a escrita que “desobedece” às regras mais normais tornou este livro pesado.
Até gostei da história, mas a forma como é contada, por vezes torna-a um pouco confusa, requerendo muita atenção do leitor para a seguir e para a assimilar na sua plenitude. Requer disponibilidade e atenção para ser lida, compreendida, admirada; não é adequada a uma leitura de fim de dia, aos “bochechos”. Há muita informação descritiva, muitos diálogos misturados, muito vocabulário rebuscado e pouco usual que não ajudam na fluidez da leitura.
Enfim, um livro escrito por um Prémio Nobel, que requer também “Leitores Nobéis”, se é que me faço entender!
Gostei bastante da expressão "Enfim, um livro escrito por um Prémio Nobel, que requer também “Leitores Nobéis”, se é que me faço entender!"
ResponderEliminar