
OPINIÃO:
A Praia da Memória conta-nos a história simples, fresca, envolvente e doce de duas amigas de infância, Clare e Lexi que, acabam por se afastar, em determinada altura das suas vidas, ao fazerem escolhas próprias e decisivas para cada uma. Reencontram-se dez anos mais tarde, quando Lexi volta à ilha onde morou e vai tentar recuperar a amizade de Clare que, entretanto não saiu da ilha.
O desentendimento entre estas duas amigas foi encarado pela autora como algo perdoável e nada dramático onde a amizade falou sempre mais alto.
Com uma escrita fluida e simples, a autora proporcionou-nos uma leitura bastante descontraida, com descrições de cenários magníficos e deslumbrantes. O "drama" desta amizade posta em causa, dilui-se na história, porque a autora leva-nos para o campo da esperança, do saber perdoar e do aproveitar, sem complexos nem ressentimentos, as oportunidades que a vida nos reserva, sejam elas primeiras ou segundas. Talvez seja esta visão, tão mágica, da vida que torna este livro maravilhoso. É tão bom saber que a vida pode ser magia e que milagres acontecem.
No entanto, acho que a história e os sentimentos das personagens poderiam ter sido mais explorados e aprofundados pois, tornariam o livro, certamente, mais forte.
Em relação ao final, um pouco aberto, gostei bastante dele, nomeadamente do desfecho para a Clare e da possibilidade de felicidade para a Lexi.
Um livro muito agradável! 4****
Sem comentários:
Enviar um comentário