José Rodrigues dos Santos
"...para si, especialmente..."
BIOGRAFIA
Nasceu a 1 de abril de 1964 na província de Sofala, Cidade da Beira, na antiga colónia de Moçambique do Império Português. Viveu em Tete até aos nove anos de idade, convivendo com a Guerra Colonial. Tal como a esmagadora maioria dos portugueses, alguns dos seus antepassados estiveram envolvidos na Primeira Guerra Mundial, na Flandres e na Guerra Colonial em África, sendo que o seu segundo romance, intitulado A Filha do Capitão é assumido como um tributo que lhes é prestado.
Começou a sua carreira jornalistica em Macau. Doutorado em Ciências da Comunicação, com uma tese sobre reportagem de guerra, é professor da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da RTP. É um dos mais premiados jornalistas portugueses, tendo sido galardoado, com o Grande Prémio de Jornalismo, em 1994, atribuído pelo Clube Português de Imprensa. Internacionalmente, venceu três prémios da CNN: o Best News Breaking Story of the Year, em 1994, pela história "Huambo Battle" relacionada com a Guerra de Angola; o Best News Story of the Year for the Sunday, em 1998, pela reportagem "Albania Bunkers"; e o Contributor Achievement Award, em 2000, pelo conjunto do seu trabalho, aquele que é considerado o Pullitzer do jornalismo televisivo.
No entanto, além da sua mais conhecida faceta como jornalista, José Rodrigues dos Santos é também um ensaísta e romancista. Especialmente nesta última vertente, tornou-se dos escritores portugueses contemporâneos a alcançar maior número de edições com livros que venderam mais de cem mil exemplares cada. Até ao final de 2012 publicou quatro ensaios e dez romances. O romance de estreia, intitulado A Ilha das Trevas foi reeditado pela Gradiva, em 2007, actual editora do autor.
Em 2005, José Rodrigues dos Santos estabeleceu um acordo com uma das principais editoras a operar nos Estados Unidos, a Harper Collins, com o objectivo de lançar naquele país a obra O Codex 632. O livro foi apresentado na Book Fair America de 2007 como um dos principais lançamentos daquela editora, estando agendada a sua publicação para o dia 1 de Abril de 2008 sob a chancela da William Murrow, um dos principais selos do grupo. O livro estará à venda na Barnes & Noble e na Borders, as duas principais livrarias dos EUA. Entretanto, outro acordo foi obtido pelo autor e pela Gradiva com o Gotham Group, uma empresa de Los Angeles ligada às principais produtoras de Hollywood, tal como a Paramount, Twentieth Century Fox ou a Universal Studios, com o objectivo de adaptar O Codex 632 ao cinema. A acontecer, José Rodrigues dos Santos será o segundo autor português, a seguir a José Saramago com Ensaio sobre a Cegueira, a ver uma obra ser transposta para o cinema pelos estúdios de Hollywood.
Conforme é descrito no site da RTP, José Rodrigues dos Santos é um homem que perante os sérios problemas de um mundo em constantes convulsões não perde o sentido de humor, sendo-lhe atribuída a frase irónica: "Ainda não percebo porque é que o meu boneco do Contra Informação tem as orelhas tão grandes…"
Wikipédia (adaptado)
BIBLIOGRAFIA
Ensaio
- Comunicação, Difusão Cultural, 1992; Prefácio, 2001
- Crónicas de Guerra I - Da Crimeia a Dachau, Gradiva, 2001; Círculo de Leitores, 2002
- Crónicas de Guerra II - De Saigão a Bagdade, Gradiva, 2002; Círculo de Leitores, 2002
- A Verdade da Guerra, Gradiva, 2002; Círculo de Leitores, 2003
Ficção
- A Ilha das Trevas, Temas & Debates, 2002; Prefácio e Círculo de Leitores, 2003; Gradiva, 2007
- A Filha do Capitão, Gradiva, 2004
- O Codex 632, Gradiva, 2005
- A Fórmula de Deus, Gradiva, 2006
- O Sétimo Selo, Gradiva, 2007
- A Vida Num Sopro, Gradiva, 2008
- Fúria Divina, Gradiva, 2009
- O Anjo Branco, Gradiva, 2010
- O Último Segredo, Gradiva, 2011
- A Mão do Diabo, Gradiva, 2012
Um pouco sobre o autor
Olá Clarinda,
ResponderEliminarÉ um escritor que apenas tive a oportunidade de ler o Codex, embora tenha mais livros do escritor por ler, A Filha do Capitão e o Sétimo Selo, e devo dizer que até gostei, fez um bom trabalho de investigação (pu não fosse jornalista) e tem uma escrita muito direta.
Apenas acho um pouco mal o preço dos seus livros, muito caros, mas que tem qualidade, quanto a mim tem :)
Bjs
Do preço dos livros nem falo! :(
EliminarÉ um bom escritor, os seus livros agradaram-me cada um na sua medida. Alguns melhores que outros, o que é natural.
Vale a pena ler.
bj