SINOPSE: "O Pijama da Gata segue o
encontro de Jonah e Crystal Philips num ambiente nostálgico da Jazz
Age. Os dois conhecem-se em Paris, quando Jonah decide ver a peça Cat’s
Pajamas, protagonizada pela magnífica atriz. De volta a Nova Iorque e
deslumbrado com a sua beleza, desenvolve um desejo obsessivo, que
rapidamente o começa a assombrar. A expectativa e a apreciação por um
futuro idealizado que nenhum deles realmente prevê, consome-os no seu
presente. A atração instintiva dos dois, conduze-os a um quarto de motel
que começa a adquirir as características visuais da sua paixão, marcada
por uma sensação de efemeridade, que se vai arruinando progressivamente
até ao declínio final."
A minha opinião
Uma nova autora portuguesa, um novo livro, uma nova história de amor e paixão. Como sabem, estes três ingredientes enchem de prazer esta humilde leitora.
Entrei nesta leitura com expetativas altas e fiquei deveras surpreendida porque essas expetativas vieram a confirmar-se. Estamos perante uma nova autora que se preocupa com a beleza da sua escrita, preocupa-se com a clareza e com a correção da mesma e preocupa-se principalmente com a apresentação do seu texto e do seu livro como um todo.
Pat R escreve de forma intrincada e rica mas que por magia e certamente por talento é uma escrita direta, fluída, clara e acessível. Encontrei equilíbrio entre as descrições e o diálogo além de capítulos pequenos que tornam o texto agradável e fluído.
A história é muito diferente do que já li até hoje, e não li pouco! Passa-se no meio artístico, que para mim é uma mais-valia por ser tão diferente e pouco acessível para mim. A trama é envolvente, concisa, provável, equilibrada e carregada de emoção. As personagens estão bem caracterizadas, principalmente no ponto de vista psicológico, o que me agradou bastante. Todo o romance, claramente carnal, é diferente e está muito bem enquadrado na vida das personagens e no seu meio artístico. A autora não descurou a sua pesquisa, de espaços, de cultura musical e artística, de ações/reações e até de possibilidades para novos rumos para a sua história. A procura do eu por parte destas personagens é uma constante e o final do livro, apesar de eu esperar outro rumo, está muito bem pensado e é um "desfecho" muito interessante para esta história.
Não é um romance muito normal, não é uma história muito comum, é sim um livro para ser lido e uma autora para ser seguida, sem qualquer dúvida!
Sem comentários:
Enviar um comentário