SINOPSE: "Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante. Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe... Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta - os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas... Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor? As Cinquenta Sombras de Grey é o primeiro volume da trilogia de E. L. James que é já o maior fenómeno literário do ano em todos os países onde foi publicado."
A minha opinião
"As Cinquenta Sombras de Grey", um livro com um marketing gigantesco à sua volta. Este facto fez com que qualquer leitor ficasse curioso acerca dele. Eu não fui exceção, até porque a literatura erótica está na moda e eu gosto de experimentar as novidades.
A história gira à volta da paixão da jovem Anastasia e do poderoso e rico Christian Grey. Uma paixão carregada de contratempos, tensão sexual, atração, e quem sabe… amor.
À primeira vista parece-nos um jogo de poder, ele manda, ela obedece. No entanto não é bem assim. Apesar da sua falta de experiência, Anastasia consegue manobrar também o Sr. Todo Poderoso e ele não lhe consegue resistir. A forte personalidade de Grey, a sua faceta de dominador e a faceta de quase submissa de Anastasia, tornam o livro bastante interessante. Ficamos com a ideia de que este tipo de orientação sexual, para ter prazer, é aceitável entre adultos, desde que haja concordância, respeito mútuo e confiança.
À partida pareceu-me que a base desta relação seriam as necessidades de Grey, mas ao longo da leitura senti que Anastasia ia conseguindo impor-se, apesar de se submeter à vontade da sua paixão. A maior parte das vezes as coisa eram feitas à sua maneira e de acordo com a vontade de Grey, mas, subtilmente, Anastasia vai conseguindo jogar com os sentimentos de Grey, vai-o tornando dependente de si também. No meio de tudo isto o que menos me agradou foi ela deixar que ele lhe bata, simplesmente porque não consigo ver prazer na dor, mas isso é uma mera opinião pessoal.
É um livro com uma linguagem acessível, por vezes até romântica, de forte cariz sexual, mas que não choca e que até desenvolve um enredo bastante aceitável e credível. No desenvolvimento da história deparamo-nos com situações de angústia, tensão, dúvida, entrega, revolta, não muito habituais, devido ao teor dominador/submissa, mas que encontramos, em doses diferentes, em qualquer relação amorosa seja ela de que cariz for. Penso que a personagem da Anastasia irá crescer no seguimento da história, não quero acreditar que ela não tenha uma personalidade mais forte do que a evidenciada neste primeiro livro.
Fico na expetativa para os próximos volumes da trilogia. Espero ser surpreendida por uma Anastasia mais dinâmica e por um Grey liberto das suas sombras que saiba dar e receber, como é próprio de uma relação saudável.
Assim será Clarinda,
ResponderEliminarAo longo da trilogia vamos assistindo ao amadurecimento de uma relação, ao crescimento de uma Anastasia e a um amadurecimento de Grey que apaixona qualquer romântico. Vale a pena ler os três livros...
Um beijinho,
Carla Pais
Quem bom saber! :D
EliminarVou colocá-los na minha lista de leituras para julho.
Bj
Eu sou romântica e a mim não me apaixonou nada. Achei o livro super mal escrito e as personagens tão irritantes e idiotas que nem consegui acabar. :/
Eliminar