SINOPSE: "Bruno Brian di Monreale, o Barão, como é conhecido, é o último descendente de uma antiga e nobre família siciliana. Bruno cresce na Califórnia, com um pai severo e distante e uma mãe dividida entre um casamento precipitado, onde não existe amor, e uma paixão deixada na sua Sicília longínqua. No entanto, são as raízes sicilianas que levam Bruno a regressar à sua ilha natal, ao seu avô, um velho aristocrata e a Calò, o padrinho sempre presente. Serão estas duas figuras que lhe irão transmitir o saber ancestral das velhas famílias e da sua ética e código de justiça. Bruno di Monreale envolve-se nos negócios do petróleo e das grandes multinacionais, tornando-se num homem poderoso e fascinante. Os amores inconsequentes e os casos fortuitos sucedem-se na sua vida glamorosa mas dominada pela insatisfação, até que se cruza com Karin, uma mulher reservada e misteriosa. Karin revelar-se-á o desafio por que Bruno ansiava e vai trazer-lhe o equilíbrio há tanto desejado.
Em O Barão, um dos primeiros romances da autora, Sveva Casati Modignani revela-nos os meandros de uma sociedade disposta a tudo para manter os seus privilégios, criando um mosaico de personagens vibrantes."
A opinião da Margarida
Mais um romance fabuloso de Sveva Casati Modignani! Apesar de ser um dos seus primeiros romances, já se vislumbrava aquela que viria a ser a signora do bestseller italiano!
Para quem não sabe, Sveva Casati Modignani é o pseudónimo de uma dupla de escritores; a Sveva que conhecemos e que na verdade se chama Beatrice Cairati e o seu marido. Esta introdução para dizer que, embora pelo que sei o marido apenas corrigia os textos, neste “O Barão” senti que havia uma influência masculina mais vincada. Talvez por ser um dos primeiros romances da dupla… O que não tira nada, antes pelo contrário, à estória!
Tal como em Mister Gregory e ao contrário de todos os outros livros de Sveva que já li (e li todos os editados em Portugal) em que as personagens principais são sempre mulheres fortes, com uma presença marcante, neste livro a personagem principal é um homem: Bruno di Monreale, o Barão! Mas, ainda assim está bem presente a forte influência feminina na vida do personagem principal! Como sempre é uma saga familiar, cujas histórias e segredos do passado se reflectem no presente de cada uma das personagens.
Tal como em Mister Gregory e ao contrário de todos os outros livros de Sveva que já li (e li todos os editados em Portugal) em que as personagens principais são sempre mulheres fortes, com uma presença marcante, neste livro a personagem principal é um homem: Bruno di Monreale, o Barão! Mas, ainda assim está bem presente a forte influência feminina na vida do personagem principal! Como sempre é uma saga familiar, cujas histórias e segredos do passado se reflectem no presente de cada uma das personagens.
Uma das principais características da escrita de Sveva e, que me agrada particularmente, é a forma magistral como nos vai transportando do presente ao passado sem nos fazer “perder o fio à meada” e nos vai revelando aos poucos a história da vida de cada personagem, fazendo-nos assim compreender não só as suas atitudes presentes, mas principalmente a razão de serem o que e quem são! Também neste livro Sveva nos transporta do presente ao passado dando-nos a conhecer a história do Barão.
“O Barão”, publicado pela primeira vez em 1982 em Itália, e agora publicado em Portugal conta-nos a história de uma família siciliana que por casamento se une a uma família americana, e de cuja união nasce Bruno. Criado inicialmente na América, Bruno sempre sentiu uma maior ligação a Itália e ainda jovem retorna à sua Sicília natal, onde se desenvolve a maior parte da história.
Bruno tem uma personalidade forte e uma grande visão comercial e envolve-se em vário negócios do petróleo e das grandes multinacionais, tornando-se milionário bastante jovem. Vive uma vida de ostentação e riqueza, viagens, festas, mulheres, tudo aquilo que o imenso dinheiro que tem lhe proporciona. Não se prende a mulher alguma até que conhece Karin, uma mulher atormentada pelo passado. Bruno também tem os seus segredos e o seu próprio passado para lidar. Mas esta história não se centra exclusivamente em Bruno. É mais do que uma simples saga familiar, é uma intrincada trama de intriga politica e financeira internacional onde se misturam dinheiro, poder, politica, segredos, ódios e vinganças, mas também ideais, força e união familiar, sentimentos e relações, amor, amizade, lealdade…
É uma estória envolvente com personagens fortes, vidas que se cruzam e se separam, muita ação, e também romance, como não podia deixar de ser... Um livro de que gostei especialmente!
Em relação às personagens, no geral gostei de todas. De uma forma ou outra todas tem um papel importante a desempenhar na vida do Barão e no desenrolar da trama. No entanto não queria deixar de realçar o velho Barão, avô de Bruno, homem forte e determinado e com um profundo sentido de família e Caló, o padrinho de Bruno, duas figuras marcantes na sua vida sendo Calo, sem dúvida a que mais me cativou, pela sua simplicidade, pela sua força, e principalmente pelo seu amor e fidelidade incondicionais!
Em balanço final, gostei muito! Para mim, embora tenha gostado de todos, este é um dos seus melhores romances! Recomendo a leitura a quem gosta de um bom romance e principalmente aos fãs da escrita de Sveva.
Viva,
ResponderEliminarBom comentário como habitual e fica registado. Li um livro da escritora, Baunilha e Chocolate e gostei muito :)
Bjs e boas leituras
Eu já li vários e gosto muito da autora.
EliminarEstou à espera deste que vem em 2ª mão.
Bj
Parabéns Margarida, pela tua opinião É um prazer ler o que escreves.
ResponderEliminarObrigada por partilhares aqui no nosso espacinho!
Bjinhos
Obrigada aos dois! :)
ResponderEliminarAs minhas (humildes) opiniões são uma forma de partilhar as minhas leituras com os outros...
Clarinda, vai valer a pena, a espera! Vais gostar! Não me ofereci para to emprestar porque era da minha filha Irina (um dos 20 que comprou nas férias do Natal para levar para Berlim... quem sai aos seus... :D), e por isso não ia dar tempo! Já foi... buah!!!!
Fiacha, quando puderes lê, acho que também vais gostar! :)
Beijinhos
O meu só está à espera de parceiro para seguir viagem.
EliminarNão deve demorar. De qualquer forma obrigada Margarida.
Bjinho
Gostei muito da opinião minha Margarida ^^
ResponderEliminarUm livro a ter em conta. Um beijinho grande**
;) Fico feliz por gostares do que publicamos.
Eliminar*_*
Minha Filipa! :) Uma querida, como sempre! Obrigada!
EliminarTambém adoro as tuas opiniões e levo-as sempre em conta.
Beijinhos grandes