quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O longo inverno - Opinião

SINOPSE: "Em 1941, Lina, de quinze anos, prepara-se para ingressar na escola de artes e para tudo o que aquele verão lhe pode proporcionar. No entanto, uma noite, a polícia secreta soviética invade a sua casa, levando-a juntamente com a sua mãe e o irmão mais novo. São enviados para a Sibéria. O pai de Lina é separado da família e conduzido a um campo de concentração. Lina decide arriscar tudo e usa a sua arte como forma de enviar mensagens, na esperança de que estas cheguem ao campo prisional onde o seu pai se encontra e lhe transmitam que a sua família ainda está viva. É uma longa e comovente viagem. Apenas a força, o amor e a esperança fazem com que Lina e a família resistam a cada dia. Mas será isso suficiente para os manter vivos?"


A opinião da Filipa
 
"Levaram-me em camisa de noite.
Recordando agora como tudo se passou, percebo que os sinais estavam todos lá: as fotografias de família queimadas na chaminé, a minha mãe cosendo as nossas pratas e jóias mais valiosas ao forro do casaco até altas horas, todas as vezes em que o meu pai não voltou para casa logo após o trabalho.
Jonas, o meu irmão mais novo, fazia perguntas. Eu também, mas talvez me tenha recusado a ler os indícios.
Só mais tarde entendi que os meus pais planeavam a nossa fuga.
Não fugimos.
Fomos capturados."

É este o início do livro e foi este o início que me prendeu imediatamente.

Chegada à página 58 veio o meu primeiro assomo de lágrimas aos olhos.

Página 237... choro.

Página 243: "Do meu corpo putrefacto germinarão flores, e eu viverei nelas e a isso se chama eternidade" - Edvard Munch
Esta citação, está embebida em todo o sumo deste livro...

A história passa-se nos anos em que a união soviética invadiu os países bálticos. Na altura em que o NKVD (mais tarde conhecido como o KGB) "governava" com mão de ferro tudo o que se mexe-se e fosse considerado por eles anti-soviético, assim, eram feitas listas e pessoas consideradas cultas e inteligentes, eram seleccionadas, juntas, deportadas e faziam viagens para o outro mundo... em condições... SEM condições.

"O longo inverno" apresenta-nos um leque de personagens tão ricas e com corações que não cabem com certeza no peito. Actos de bondade contínuos para quem não tem o mínimo de respeito, para quem não pode com certeza ser considerado um ser humano. Mas... um acto de crueldade para connosco não nos dá o direito de sermos cruéis de volta... certo?

Lina, uma artista em todo o seu ser, com uma habilidade única para desenhar, passar as emoções e actos para papel fenomenal, tanto o era, que até era proibida pelo pai de o fazer em casa, pois, os desenhos podiam parar nas mãos erradas e alguém ficar a saber o que ela pensava sobre determinados assuntos. Lina, cuja assinatura nos desenhos era tão característica que o pai ceta vez lhe diz, qualquer coisa como: "Mas Lina, a tua assinatura não se percebe, assim ninguém vai perceber que és tu". Ao qual, Lina responde: "Tu saberás, pai. Tu saberás."

E, assim, é através dos seus desenhos que Lina afastada do pai, mas com a sua mãe e o irmão vai tentar comunicar com o pai, fazendo os seus desenhos passarem de mãos em mãos, quando alguém tinha oportunidade de ir aos correios numa aldeia onde ficaram; quando fizeram paragens entre viagens e podiam sair para esticar as pernas (à vez), ela passava os seus desenhos entre as mãos dos homens.
Os seus desenhos que apenas poderiam ser percebidos pelo seu pai, pois Lina não se arriscava a desenhar nada que os incriminasse, apenas o lugar onde estavam e assinava com aquele seu gatafunho... esperando arduamente que chegasse ao seu pai...

Lina e a sua família fazem amizades com as restantes pessoas deportadas. E em conjunto até conseguem celebrar o Kucios - que é o jantar tradicional da véspera de Natal na Lituânia.

Lina e Andrius. Andrius é das personagens mais fantásticas que podemos conhecer. Toda a sua coragem e confiança são estimulantes em toda a leitura.
As picardias entre os dois são um doce dado no momento e tirado mais tarde...

Jonas, o irmão de Lina, é uma ternura. Um miúdo de 11 anos que parece ter 30. Toda a responsabilidade que ele chama a si... põe as necessidades dos outros à frente das dele... tantas vezes...

O pai de Lina. São poucas as vezes em que este "aparece", mas está presente em todos os momentos e nos pensamentos da família e é aí, que reside toda a força e determinação de Lina, Jonas e Elena (mãe de Lina).

Elena... a minha personagem favorita.
Uma mulher com M maiúsculo.
Uma mulher que toda a gente gostaria de conhecer e ter por perto.
A mulher que tem o coração maior que a própria vida.
A mulher que luta todos os dias pelos e para os filhos, que mantém sempre a esperança e em que nada a demove de ter pensamentos positivos nas condições mais adversas. A mulher que ama o marido até ao fim do tempo. . . a mulher que tem sempre actos altruístas para quem não os tem. A mulher que nunca desiste e que não deixa os outros desistirem.
A mulher que ama os seus filhos e o seu marido mais do que tudo...
Elena sabia russo e foi durante muito tempo intermediária entre os deportados e os soldados.

Não posso referir que os soldados e comandantes são pessoas que têm sequer coração, mas, posso referir que nem todos são assim tão sem coração... nem todos fizeram o que fizeram porque quiseram... e a primeira pessoa a aperceber-se disso é Elena...

Há uma personagem no livro que se vem a descobrir no fim que NÃO é fictícia.

LADRÕES E PROSTITUTAS.
MAPAS E COBRAS.
GELO E CINZAS.

É um dos livros mais comoventes que li até hoje. Ainda mais pela sua autora, Ruta Sepetys, ter convivido com sobreviventes deste período negro e ser filha de refugiados lituanos. Saber do que está a falar apesar de ser um romance ficcionado.

Ler este livro, fez-me pensar, tendo em conta o estado do mundo actual, tendo em conta o estado do meu país neste momento, se um dia, também não iremos ser forçados a viver tal "sonho" atormentado...


"No meio do inverno, descobri que em mim existia um verão invencível" - Albert Camus 

6 comentários:

  1. Oi Clarinda!
    Que resenha linda e completa! Sempre me chamou atenção esse livro, mas eu tinha um pé atrás, agora com a sua resenha vou coloca-lo na frente na minha lista!
    Amei!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/01/especial-do-blog-overdose-literaria.html

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipa,
    A primeira coisa que captei na tua opinião é o nome da personagem principal, Lina. Diminutivo do meu nome, sendo este pelo qual a maioria das pessoas me chamam. A seguir o que mais me captou a atenção foi a emoção que transmites, na tua opinião, sobre a leitura.
    Gostei de ler a tua opinião sobre o livro.
    Com certeza será um livro que irei ler, apesar de não gostar de histórias tristes, o que faz com que ainda esteja relutante na história. O pai morre durante a leitura do livro? A mãe? O irmão?
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ah!
    Esqueci de dizer que a capa deste livro é muito parecida com a deste: A doçura da chuva – Deborah Smith.
    Bjs ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá Paula =)
    Vais gostar de certeza de ler este livro, depois quero saber o que achaste ;)


    Oh Lina. . . acontecem muitas coisas tristes mas também há a esperança que envolve todo o livro e a coragem também. É tudo na medida certa. É um livro para todos. Posso dizer que há personagens que morrem sim. . . mas, caso o fores ler, não te quero estragar a leitura. . . acredita que irás gostar mesmo sendo um livro triste.... não te esqueças que é também muito belo ;)
    Ah. . . e Lina. . . irás gostar desta outra Lina :D
    O livro que referes, também já o li e adorei também, é um dos romances fofinhos (por assim dizer) que mais gostei de ler até hoje ;) e tens razão, ambas as capas são parecidas.

    Um beijinho grande para ambas**

    ResponderEliminar
  5. Oi meninas!
    Eu também fiquei encantada com a opinião. Além de muito bem redigida, deixa-nos com água na boca!
    bjs

    ResponderEliminar

Etiquetas

"Francisco Maria" (2) Abbi Glines (1) Abigail Barnette (1) Afonso Cruz (31) Agatha Christie (3) Alan e Irene Brogan (2) Aldous Huxley (1) Alex Flinn (1) Alexandra Torres (1) Alexandre Honrado (4) Algernon Blackwood (1) Ali Shaw (1) Alice Hoffman (2) Alice Sebold (1) Alison Lucy (1) Ally Condie (1) Alvaro Giesta (10) Álvaro Magalhães (4) Alves Redol (2) Alyson Noël (6) Alyson Richman (1) Amy Hatvany (1) Ana C. Nunes (1) Ana Domingos (2) Ana Isabel Fonseca (1) Ana Punset (2) Ana Soares e Bárbara Wong (2) Anderson Cavalcante (1) André da Loba (2) André Letria (2) Andréa Del Fuego (1) Andrea Hirata (2) Andreia Ferreira (4) Andrew Davidson (1) Andy Jones (2) Anita Notaro (1) Anita Shreve (3) Ann Brashares (2) Anna Elliott (1) Anna Godbersen (1) Anna McPartlin (6) Anne Bishop (7) Anne Fortier (1) Anne Holt (1) Anne Tyler (1) Annie Barrows (2) Annie Murray (1) Antonio G. Iturbe (1) António Gedeão (1) António Lobo Antunes (1) António Mota (4) António R. Madureira (10) António Torrado (4) Aprilynne Pike (4) Arnaldur Indriðason (1) Art Spiegelman (1) Ary dos Santos (4) Audrey Niffenegger (1) Autores (38) Ayelet Waldman (1) Balanço (11) Barbara Bretton (1) Beatriz Lima (2) Bella Andre (5) Ben Schrank (1) Blake Crouch (1) Blog da semana (174) BlogRing (24) BookClub (13) Boris Starling (1) Bram Stoker (1) Bridget Asher (1) Brunonia Barry (1) C. L. Parker (1) C. W. Gortner (4) Camilla Lackberg (2) Capas Estrangeiras (36) Capas vs Capas (346) Carina Rosa (4) Carla M. Soares (9) Carlos Drummond de Andrade (1) Carlos Ruiz Zafón (1) Carolina Cordeiro (2) Cassandra Clare (2) Catarina Araújo (1) Catherine Anderson (2) Catherine Dunne (1) Catherine McKenzie (2) Cathy Kelly (1) Cecelia Ahern (2) Célia Correia Loureiro (11) Charlaine Harris (7) Charlotte Brontë (4) Cheryl Holt (3) Chiado Editora (1) Chris Priestley (2) Christine Feehan (1) Clarice Lispector (1) Colleen McCullough (1) Cornelia Funke (1) Crianças a Ler (79) Cristina Caboni (1) Cristina Cebola (10) Cristina Malaquias (3) Cristina Torrão (2) Curiosidades (2) Cynthia Hand (2) Dan Brown (1) Dan Wells (1) Daniel Glattauer (1) Daniel Silva (3) Danuta Wojciechowska (2) Daphne Du Maurier (1) David Baldacci (2) David Menasche (1) David Mourão Ferreira (1) David Nicholls (1) David Walliams (1) Debbie Macomber (2) Deborah Harkness (1) Deborah Levy (1) Deborah Smith (3) Denise Linn (1) Desabafos (5) Diana Gabaldon (1) Diana Palmer (1) Diane Chamberlain (2) Diane Setterfiel (1) Divulgação (43) Domingos Amaral (1) Donato Carrisi (1) Dora Levy Mossanen (1) Dorothy Koomson (5) E. L. James (2) E. Lockhart (1) E. S. Tagino (1) Eileen Goudge (2) Elin Hilderbrand (2) Elizabete Cruz (1) Elizabeth Adler (5) Elizabeth Berg (1) Elizabeth Chadwick (3) Elizabeth H. Winthrop (1) Elizabeth Hoyt (1) Elizabeth Smart (1) Elle Kennedy (3) Ellen Sussman (1) Emma Chase (3) Emma Donoghue (2) Emma Healey (1) Emma Wildes (8) Enrique Moriel (1) Eric Frattini (2) erik axl sund (3) Eva Stachniak (2) Eve Berlin (1) F. Scott Fitzgerald (1) Fábio Ventura (2) Fabio Volo (2) Fátima Lopes (2) Fátima Marinho (7) Fatima Mernissi (1) Fay Weldon (1) Federico Moccia (1) Fern Michaels (2) Fernando Alagoa (1) Fernando Namora (1) Fernando Pessoa (6) Filhotas (9) Filipa Fonseca Silva (1) Flávio Capuleto (3) Florbela Espanca (3) Florencia Bonelli (4) Francisco Azevedo (2) Francisco Salgueiro (1) Frank Baum (1) Franz Kafka (1) Fred Vargas (1) Gabriele Picco (2) Gabrielle Kimm (1) Gail Caldwell (2) Gayle Forman (1) George Orwell (1) George R. R. Martin (3) Gilles Legardinier (1) Gillian Flynn (1) Gillian Shields (1) Glenn Meade (1) Graham Joyce (2) Graham Moore (1) Grégoire Delacourt (2) Guillaume Musso (2) Hans Rosenfeldt (1) Haruki Murakami (1) Helena S. Paige (1) Henning Mankell (2) Henrique Cayatte (2) Herbjørg Wassmo (1) Hilary Boyd (1) Ildefonso Falcones (1) Ilse Losa (4) Ilustradores (13) Imagens (9) Inês de Santar (1) Inês Maia (1) Isabel Allende (1) Isabel Ricardo (1) Isabel Stilwell (1) J. A. Redmerski (2) J. C. Reed (1) J. D. Robb (3) J. K. Rowling (1) J. R. Ward (20) J.D. Salinger (1) Jacqueline Carey (1) James Bowen (1) James Dashner (1) James Patterson (4) James Thompson (3) Jamie Ford (1) Jamie McGuire (1) Jan Goldstein (1) Jane Austen (1) Jane Hamilton (1) Jean Sasson (3) Jennifer Armentrout/J. Lynn (1) Jennifer Armintrout (1) Jennifer Echols (1) Jennifer Haymore (1) Jennifer Lynch (2) Jennifer Niven (1) Jess Michaels (1) Jéssica As Inácio (1) Jessica Sorensen (1) Jessica Thompson (3) Jill Mansell (5) Joakim Zander (2) Joana Miranda (1) Joanna Rees (1) Joanne Harris (2) João Pedro Marques (1) João Ricardo Pedro (2) Joaquim Fernandes (2) Joël Dicker (1) John Boyne (2) John Greene (3) John Verdon (1) Jojo Moyes (10) Jorge Santos (1) José Guerra (2) José Jorge Letria (4) José Luís Peixoto (9) José Manuel Saraiva (2) José Rodrigues dos Santos (4) José Saramago (4) Josephine Angelini (2) Jude Deveraux (3) Judy Blume (1) Julia London (1) Julia Quinn (11) Julian Barnes (2) Julie Cross (2) Julie Garwood (1) Julie Lawson Timmer (1) Juliet Marillier (4) Juliette Fay (1) Júlio Dinis (1) Júlio Magalhães (4) K. O. Dahl (1) Kanae Minato (2) Karen Marie Moning (11) Karen Rose (1) Karin Slaughter (1) Katarina Bivald (2) Kate Morton (6) Kate Pearce (4) Katherine Applegate (2) Katherine Webb (1) Kathryn Stockett (1) Keith Donohue (1) Ken Follett (2) Kerstin Gier (2) Khaled Hosseini (3) Kim Harrison (1) Kristin Hannah (1) Kristin Harmel (1) L. C. Lavado (9) L. Marie Adeline (1) Lara Adrian (11) Laura Dave (2) Laura Esquível (1) Laura Kinsale (1) Laura Lee Guhrke (3) Laurelin Paige (1) Laurell K. Hamilton (6) Lauren DeStefano (3) Lauren Kate (3) Lauren Weisberger (1) Lesley Pearse (11) Letras Portuguesas (25) Liane Moriarty (2) Libba Bray (2) Liliana Lavado (1) Linda Carlino (2) Linda Howard (3) Lisa Gardner (1) Lisa Genova (1) Lisa Kleypas (6) Livro do mês (54) Louisa May Alcott (1) Luanne Rice (2) Lucinda Riley (2) Lucy Dillon (1) Luís Abreu (1) Luís Miguel Rocha (1) Luís Sepúlveda (1) Luís Sequeira Lopes (1) Luísa Beltrão (1) Luísa Castel-Branco (5) Luisa Ducla Soares (4) Luisa Weiss (1) Lygia Fagundes Telles (1) M. L. Castro (1) M. L. Stedman (2) M. R. Carey (2) M.R. Carey (1) Madalena Matoso (2) Madeline Hunter (2) Maeve Haran (1) Malala Yousafzai (1) Manuel Alegre (2) Manuel Alves (2) Manuela Bacelar (2) Marc Levy (5) Marek Halter (1) Margaret George (1) Margaret Graham (1) Margarida Pizarro (1) Margarida Rebelo Pinto (3) Mari Jungstedt (1) Maria Alberta Menéres (4) María Dueñas (3) Maria Helena Maia (1) Maria Helena Ventura (3) Maria Keil (2) Maria Lamas (2) Maria Luísa Castro (1) María P Q del Hierro (1) Marian Izaguirre (2) Marina Fiorato (1) Mario Vargas Llosa (2) Mário Zambujal (1) Marion McGilvary (1) Marion Zimmer Bradley (2) Markus Zusak (2) Marta Spínola (2) Martin Suter (1) Mary Ann Shaffer (2) Mary Balogh (2) Mary Higgins Clark (1) Mary Loudon (1) Mathias Malzieu (1) Matilda Wright (2) Matilde Asensi (1) Matilde Rosa Araújo (4) Matt Haig (1) Matthew Quick (1) Maya Banks (3) Meg Cabot (2) Megan Hart (2) Megan Maxwell (3) Melissa Hill (2) Menna Van Praag (1) Michael Baron (2) Michael Hjorth (3) Miguel Esteves Cardoso (1) Miguel Sousa Tavares (2) Mitch Albom (1) Monica McCarty (1) Monica Murphy (3) Muriel Barbery (2) Música (25) Nancy Thayer (2) Natasha Solomons (1) Neil Gaiman (1) Neil Lochery (1) Nicholas Sparks (6) Nicky Pellegrinno (1) Nicole Jordan (2) Nina Sankovitch (1) Noelia Amarillo (1) Nora Roberts (11) Nós Poetas Editamos (1) Novidades (25) Nuno de Freitas (1) Nuno Markl (2) Olinda P. Gil (4) Olívia Darko (1) Opinião (467) Opiniões da Filipa (100) Opiniões da Margarida (47) Opiniões da Vera (84) Orhan Pamuk (1) P. C. Cast (3) P. C. Cast e Kristin Cast (9) Palavras rasgadas (21) Paloma Díaz-Mas (1) Passatempos (90) Pat R (2) Patricia Briggs (2) Patrícia Carreiro (1) Patrícia Madeira (3) Patrícia Reis (1) Patricia Scanlan (4) Patricia Wood (1) Patrick Modiano (2) Patrick Rothfuss (1) Patrick Süskind (1) Paula Hawkins (2) Paula Santos (1) Paullina Simons (4) Pearl S. Buck (3) Pedro de Freitas Branco (1) Pedro Jardim (1) Penguin Random House (6) Pepetela (1) Philippa Gregory (3) Pierre Lemaître (2) Plb (5) Poesia (95) Possidónio Cachapa (1) R. J. Palacio (2) Rachel Caine (1) Rachel Hawkins (2) Rachel Joyce (1) Rainbow Rowell (2) Ransom Riggs (1) Raymond E. Feist (1) Raymond Feist (1) Rebecca Beltrán (1) Rebecca Béltran (1) Renée Knight (2) Rhidian Brook (1) Ricardo Alberty (3) Ricardo Amaral (1) Ricardo Martins Pereira (1) Ricardo Tomaz Alves (2) Richard Doetsch (1) Richard Harvell (1) Richard Hewitt (1) Richard Zimler (1) Richelle Mead (5) Rick Yancey (1) Rita Leston (1) Robin Nobb (1) Roger R. Talbot (1) Romana Petri (2) Rosa Lobato de Faria (2) Rosa Luna (1) Rosa Solidão (14) Rosamund Lupton (2) Rose Tremain (1) Rosie Thomas (1) Rui Zink (1) Ruta Sepetys (2) Rute Canhoto (3) Rute Reimão (2) Rute Silva Correia (1) Ruth Cardello (5) S. B. Hayes (1) Sadie Matthews (5) Samantha Hayes (1) Samantha Young (1) Sandra Brown (5) Sandra Fernandes (9) Santa Montefiore (1) Sara Farinha (1) Sara Gruen (1) Sara Rodi (1) Sarah Addison Allen (1) Sarah Dunant (2) Sarah MacLean (1) Sarah Pekkanen (3) Scott Westerfeld (2) Segredo dos Livros (69) Selinhos (18) Sharon Dogar (1) Shayla Black (1) Sheila Norton (2) Sherrilyn Kenyon (16) Sherry Thomas (2) Sidney Sheldon (1) Silvia Avallone (1) Sílvia Ferrante (1) Simone Elkeles (1) Sonali Deraniyagala (1) Sophia CarPerSanti (1) Sophia de Mello Breyner Andresen (4) Sophie Hannah (1) Sophie Jordan (2) Sophie Kinsella (2) St. John Greene (1) Stephen King (1) Stephenie Meyer (1) Stieg Larsson (1) Susana Esteves Nunes (1) Susanna Kearsley (5) Suzanne Collins (5) Sveva Casati Modignani (4) Sylvain Reynard (2) Sylvia Day (5) Sylvia de Béjar (1) T J Brown (1) Taiye Selasi (1) Tamara Ireland Stone (1) Tânia Ganho (5) Tânia Laranjo (1) Tara Hyland (1) Tara Moore (1) Taylor Stevens (1) Teixeira de Pascoaes (1) Teresa J. Rhyne (1) Teresa Lima (2) Teresa Medeiros (1) Terry Goodkind (1) Therese Fowler (2) Thomas Wheeler (1) Tiago Rebelo (2) Tom Wright (1) Toni Maguire (1) Tore Hayden (1) Tracey Garvis Graves (1) Tracy Chevalier (1) Trisha Ashley (1) valter hugo mãe (6) Vanessa Fidalgo (1) Vasco Ricardo (1) Veronica Roth (5) Victoria Hislop (1) Videos (6) Vieira Calado (6) Vina Jackson (1) Virginia Woolf (1) Vitor Frazão (2) Will Schwalbe (1) Yara Kono (2) Yrsa Sigurdardottir (1) Zeca Afonso (1) Zibia Gasparetto (5) Zulmira Baleiro (1)